Ciclistas, atençăo para a legislaçăo brasileira!

Athor Bicicletas

Ciclistas, atençăo para a legislaçăo brasileira!

A autorizaçăo está escrita no Código Brasileiro de Trânsito desde 1998, bicicletas tem o direito de circular nas ruas, avenidas e estradas brasileiras como qualquer outro meio de transporte. placa

No entanto, com este reconhecimento vęm também alguns deveres. Da mesma forma que os outros motoristas, os ciclistas devem respeitar a legislaçăo de trânsito que é válida em todo o território nacional.

Atualmente, 19 artigos existentes no Código Brasileiro de Trânsito podem ser aplicados aos ciclistas já que a bicicleta também pode ser classificada como um veículo năo motorizado ou de propulsăo humana.

O ciclista que desrespeitar uma norma pode ser punido como qualquer outro condutor a pagar uma multa, mas também pode cobrar seus direitos mediante infraçőes de outros motoristas.

Entre os deveres do ciclista destacam-se a obrigaçăo de rodar em ciclovias e ciclofaixas, utilizar os equipamentos de segurança (espelho retrovisor, buzina e adesivo refletivo) e sinalizar antes de iniciar qualquer manobra como conversăo ou transposiçăo de faixa.

Já entre os direitos estăo o reconhecimento da bicicleta como veículo por outros motoristas e a garantia ao DPVAT em caso de acidentes envolvendo veículos automotores.
Os motoristas respeitam as regras de trânsito? E os ciclistas?