Práticas, Econômicas E Sustentáveis, Bicicletas Seduzem Empresários

Athor Bicicletas

Práticas, Econômicas E Sustentáveis, Bicicletas Seduzem Empresários

Práticas, econômicas e sem causar poluiçăo, as bicicletas seduzem pequenos empresários que buscam bons negócios. Săo mais de 60 milhőes delas espalhadas pelo Brasil.d429dfd6c4f97c83fac894133eb0fc1c

Uma empresa da capital paulista faz entregas com bicicletas. A equipe é conhecida como os ciclistas mensageiros, que rodam a cidade o dia inteiro.

Os empresários Rafael e Danilo Mamberti investiram R$ 40 mil no negócio. Eles alugaram o espaço, compraram computador, telefone e reservaram capital de giro. Para os empresários, o momento é oportuno para negócios que ofereçam praticidade e respeito ŕ natureza.

“A gente alia essa questăo da sustentabilidade que todo macro ambiente vem vivenciando muito. As pessoas tęm procurado isso”, diz Rafael Mamberti.
Na empresa, contratar um funcionário é diferente. Ele tem que ser praticamente um atleta para pedalar em média 70 quilômetros por dia. “Eles passam por alguns exames, desde teste ergométrico a acuidade de visual. E outro cuidado que a gente tem acompanhamento diário desde o treinamento é com a saúde da alimentaçăo”, afirma.

Os ciclistas usam a própria bicicleta. Eles trabalham com capacete, óculos protetor e recebem treinamento.

A empresa começou com tręs ciclistas no final de 2010. Hoje, já săo nove mensageiros, com crescimento de 30 % ao męs. Os chamados năo param. Para crescer, a empresa conta com trunfos que só a bicicleta tem.

Nas ruas congestionadas de uma cidade como Săo Paulo, a gente chega ŕ irônica constataçăo de que muitas vezes a bicicleta é mais rápida do que o carro. A velocidade média do trânsito é de 15 km por hora. A bicicleta vai a 20, além de năo poluir, năo gastar combustível e năo precisar nem de vaga para estacionar.
O serviço do ciclista sai 20% mais barato que o do motoboy. Em média, uma entrega em um percurso de 10 km a 15 km, custa R$ 18.

O Brasil tem hoje uma frota de 65 milhőes de bicicletas. É o terceiro maior produtor do mundo. 50% delas săo usadas como transporte. Na cidade de Săo Paulo, de cada dez, sete săo usadas para chegar ao trabalho.

O Brasil tem hoje uma frota de 65 milhőes de bicicletas. É o terceiro maior produtor do mundo
Bicicletas especiais
Outros empresários também perceberam o mercado e montaram uma loja. Pablo Galardoo e Billy Castilho vendem bicicletas especiais, rápidas e leves. Elas estăo em todo o espaço, na vitrine, no teto, no chăo. Tęm pneus finos com grandes circunferęncias, săo coloridas e tęm estilo próprio. Podem custar de R$ 3 mil a R$ 40 mil cada.

“Todos os produtos que a gente tem na loja, a gente trabalha com séries limitadas de peças exclusivas e tudo, como posso dizer, muito com uma certa veia artística”, diz Galardoo.

Os empresários investiram R$ 100 mil em reforma e estoque. A loja também é uma galeria de arte, săo vendidos quadros de artistas, livros e camisetas.

“As pessoas vęm aqui tęm um tempo até escolherem o que elas querem e prestam atençăo nas obras de arte também. E isso mexe com sentido, né, da criaçăo. É por ai que a gente vę”, afirma Castilho.

As bicicletas representam metade do faturamento da loja. Săo biques de pista, simples, velozes, com poucos acessórios. Andam para frente e para trás, muitas năo tęm freio e até a marcha é interna. A loja vende cinco bicicletas por męs.

As vendas săo por encomenda. Um programa de computador ajuda a escolher o modelo da bicicleta. Os empresários importam as peças e fazem a montagem, de acordo com as medidas do cliente.

Uma das maneiras de divulgar a loja é estimular eventos. A empresa incentiva esportes como o bique polo. É como um jogo de polo, só que sobre bicicletas.

“Dessa forma a gente consegue aumentar a possibilidade de lucro e do mercado crescer em funçăo de esportes alternativos”, revela Galardoo